Investment

Análise de Investimento Trimestral – T2 2021

by James Macpherson

Análise de Investimento Trimestral – T2 2021

Os mercados continuaram a avançar no segundo trimestre com a vacinação a permitir o aligeiramento das medidas de confinamento. O processo de vacinação está mais avançado nos EUA, com a Europa um par de meses atrás e os mercados emergentes só agora a arrancarem realmente com os seus programas. Contudo, a recuperação do mercado bolsista que se verificou no último ano parece inacreditável tendo como pano de fundo um cenário onde a UE sofreu a sua pior recessão desde os anos 30 do século XX, o mundo assistiu ao primeiro aumento da pobreza em 20 anos e milhões de famílias viram as suas perspetivas e situação financeira piorar. O exuberante desempenho financeiro foi sustentado pela enorme reposta orçamental e monetária dos governos e bancos centrais, que por seu turno deu origem à questão de saber quando estas operações de apoio terminarão e se causarão inflação.

A resposta de política à Covid-19 foi extraordinariamente agressiva. A resposta orçamental nos primeiros três meses foi igual à das cinco últimas recessões nos EUA. A política monetária dos EUA produziu mais flexibilização monetária em seis semanas do que entre 2009-2018 após a crise financeira de 2008. Tal resultou numa recuperação abrupta, mas mais surpreendente ainda é o facto deste estímulo sem precedentes ter continuado mesmo num contexto em que a recuperação é perfeitamente evidente. A Reserva Federal ainda compra mensalmente 40 mil milhões de USD em títulos garantidos por hipotecas, embora agora se verifique uma escassez de habitação. Já referiu que não está a pensar reduzir as aquisições de obrigações no valor de 120 mil milhões de USD por mês e não prevê aumentar as taxas de juro antes de 2023 apesar da expansão da economia. A recuperação económica mais forte desde 1945 depara-se com as condições financeiras mais fáceis de que há registo. Num valor equivalente a 25% do PIB, os programas recentemente anunciados pelo Presidente Biden são maiores do que os programas “Grande Sociedade” de Lyndon Johnson nos anos 60. Tal sugere que as autoridades têm algumas dúvidas sobre o comportamento das economias, se estes apoios forem retirados. Embora a recuperação permita a retoma da economia privada, ainda há uma grande lacuna por preencher. Os contratempos e as incertezas causadas pelas diferentes variantes da Covid-19 também tornam mais complicado um desconfinamento completo. Ora tal faz com que seja muito mais difícil para as autoridades decidirem como e quando retirar os estímulos.

Estes estímulos traduzir-se-ão numa maior inflação?

Clique aqui para baixar o documento completo.

 

 

 

 

 

O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. As opiniões, estratégias e instrumentos financeiros descritos neste documento, podem não ser adequados para todos os investidores. As opiniões expressas são opiniões atuais a partir da (s) data (s) que aparecem apenas neste documento.  Referências a índices de mercado ou compostos, benchmarks ou outras medidas de desempenho relativo ao mercado, durante um período de tempo específico, são fornecidas apenas como informação. A Notz Stucki não fornece nenhuma garantia e não faz qualquer tipo de representação, em relação à precisão e integridade de quaisquer dados, incluindo dados do mercado financeiro, cotações, pesquisas ou outros instrumentos financeiros referidos neste documento.  Este documento não constitui uma oferta ou solicitação a qualquer pessoa em qualquer jurisdição, em que tal oferta ou solicitação, não seja autorizada ou a qualquer pessoa a quem seja ilegal fazer tal oferta ou solicitação. Qualquer referência neste documento a valores mobiliários e emissores específicos é apenas para fins ilustrativos, e não deve ser interpretada como recomendações de compra ou venda desses valores mobiliários. As referências neste documento a fundos de investimento que não tenham sido registados na Finma, não podem ser distribuídas na ou a partir da Suíça, excepto para determinadas categorias de investidores elegíveis. Algumas das entidades do grupo Notz Stucki ou dos seus clientes, podem deter uma posição nos instrumentos financeiros de qualquer emitente aqui apresentado, ou agir como consultor de qualquer um desses emitentes. Informações adicionais estão disponíveis mediante solicitação.  © Notz Stucki Group

Return to listing
back to
the top
Your browser is not supported. Please use another browser.