Investment

Gráfico do mês – Apanhar o comboio da digitalização

by Marie-Caroline Fonta

Apanhar o comboio da digitalização

Source: Bloomberg, Notz Stucki

A crise sanitária provocou a aceleração de uma tendência em rápido crescimento: a digitalização, que já demonstrou a sua capacidade para transformar a economia mundial e é agora um investimento promissor.

Mas o que é que se entende por “digitalização”? Na sua forma mais simples, é porventura a eliminação das barreiras espaciais e temporais, comporta um objetivo de desempenho e, em última análise, é a consequência natural da evolução tecnológica. Cada vez mais objetos e processos são melhorados e transformados para serem mais eficientes através das tecnologias digitais. É possível realizar cada vez mais coisas online. A digitalização abrange um amplo leque de empresas no mercado que operam em vários setores, incluindo: tecnologias da informação, Internet, novos media, comércio eletrónico, Internet das Coisas, semicondutores, 5G, Nuvem, entre outros. Além disso, a digitalização aborda diretamente os problemas recentes relacionados com a escassez de semicondutores, a proteção de dados, etc.

O primeiro trimestre de 2021 já lá vai e as grandes empresas tecnológicas apresentaram números extremamente bons. Mas como encontrar o melhor caminho neste mundo? Os investidores têm se deixado seduzir pelas novas empresas “sensação” que chamam a atenção. Mas estas empresas são voláteis e as respetivas avaliações são suficientes para deixar qualquer pessoa boquiaberta. Se decidir investir nestas empresas, tem de estar alerta.

O investimento na digitalização está a ganhar tração e em abril decidimos lançar um certificado gerido ativamente nesta temática. A nossa abordagem é “a seleção das ações é essencial” e “não ceder à tentação”, no âmbito de uma estratégia de investimento a médio e longo prazo. As empresas tecnológicas podem ter avaliações muito elevadas e este ano foi melhor evitar as novas “sensações”, que acabaram por apresentar uma grande volatilidade, avaliações muito elevadas e um desempenho negativo desde o início do ano até ao final de abril.

Na nossa estratégia de digitalização, não temos quaisquer limitações em termos de regiões, não podem faltar algumas das famosas FANG e decidimos ter em conta algumas empresas de média dimensão com avaliações não tão elevadas, rácios PEG baixos, crescimento das receitas, níveis interessantes de rentabilidade dos fundos próprios, geração confortável de liquidez ou, até mesmo, crescimento em termos dos resultados por ação. A estratégia implica uma menor volatilidade do que um tópico da “moda” nos domínios da Nuvem, do comércio eletrónico e dos novos media, com um melhor desempenho no final.

A digitalização, e sobretudo as tecnologias digitais, podem acelerar e contribuir para o desenvolvimento, bem como ajudar todos os seres humanos. Surgirão novas oportunidades. Na atualidade, o setor digital é provavelmente um importante argumento e ator na redução das emissões de carbono a nível mundial.

 

 

 

 

 

O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. As opiniões, estratégias e instrumentos financeiros descritos neste documento, podem não ser adequados para todos os investidores. As opiniões expressas são opiniões atuais a partir da (s) data (s) que aparecem apenas neste documento.

Referências a índices de mercado ou compostos, benchmarks ou outras medidas de desempenho relativo ao mercado, durante um período de tempo específico, são fornecidas apenas como informação. A Notz Stucki não fornece nenhuma garantia e não faz qualquer tipo de representação, em relação à precisão e integridade de quaisquer dados, incluindo dados do mercado financeiro, cotações, pesquisas ou outros instrumentos financeiros referidos neste documento.

Este documento não constitui uma oferta ou solicitação a qualquer pessoa em qualquer jurisdição, em que tal oferta ou solicitação, não seja autorizada ou a qualquer pessoa a quem seja ilegal fazer tal oferta ou solicitação. Qualquer referência neste documento a valores mobiliários e emissores específicos é apenas para fins ilustrativos, e não deve ser interpretada como recomendações de compra ou venda desses valores mobiliários. As referências neste documento a fundos de investimento que não tenham sido registados na Finma, não podem ser distribuídas na ou a partir da Suíça, excepto para determinadas categorias de investidores elegíveis. Algumas das entidades do grupo Notz Stucki ou dos seus clientes, podem deter uma posição nos instrumentos financeiros de qualquer emitente aqui apresentado, ou agir como consultor de qualquer um desses emitentes.

Informações adicionais estão disponíveis mediante solicitação.

© Notz Stucki Group

Return to listing
back to
the top
Your browser is not supported. Please use another browser.