Investment

Gráfico do Mês – Ações: Foco nos setores e temas

by Angel Sanz

Ações: Foco nos setores e temas

Source: Notz Stucki

No início da Notz Stucki, o país era um fator importante aquando da seleção das melhores empresas para uma carteia de ações. Os mercados de capitais estavam mais isolados, os fluxos comerciais eram menores, as taxas de juro variavam entre países e alguns países tinham riscos políticos específicos. Como consequência, o processo de investimento do topo para a base começava com a perspetiva do país, seguia-se a perspetiva do setor e, depois, a escolha das ações.

À medida que as economias ficaram mais integradas a partir da perspetiva do comércio e dos mercados de capitais, a noção do país perdeu relevância. Por exemplo, o nascimento do euro alterou a natureza dos investimentos em ações e muitos investidores começaram a considerar a zona euro ou a Europa como uma região para investir, em vez de países específicos.

O tempo passou e hoje quando olhamos para o mercado, constatamos que os setores tornaram-se no fator dominante para explicar o desempenho:

  • As empresas energéticas dos EUA perderam 37,6% em 2020 e as empresas energéticas europeias recuaram 37,2%.
  • As tecnológicas nos EUA ganharam 44,5% e as asiáticas avançaram 51%.
  • As empresas associadas a “energias limpas” apresentaram um comportamento muito bom independentemente da sua exposição geográfica.

Porque é que os setores/temas se tornaram num fator mais dominante do que os países/regiões?

  • Os fluxos comerciais de bens aumentaram ao longo das últimas décadas.
  • O fluxo de serviços aumentou ao longo das últimas décadas.
  • Os mercados de capitais estão mais integrados.
  • As grandes multinacionais dominam o mercado pelo que o domicílio da empresa pode ser diferente da origem das suas receitas. Por exemplo, a Roche (uma empresa suíça) tem 50% das suas vendas nos EUA, 21% na Ásia e 22% na Europa.
  • A indústria da gestão de ativos recentemente tem se centrado cada vez mais em temas como a digitalização, economia circular, saúde, bem-estar, água, inteligência artificial, nuvem, etc. e estes investimentos têm liberdade para selecionar empresas de todas as regiões.

IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE INVESTIMENTO E PERSPETIVAS DE MERCADO DA NOTZ STUCKI

Com este enfoque mais explícito nos setores e temas, modificámos as nossas recomendações em conformidade, pelo que temos as seguintes expectativas no início do ano:

  • Perspetiva positiva para as empresas de materiais e industriais abraçarem a noção de “regresso à normalidade”. Com 3 vacinas já aprovadas para utilização de emergência, esperamos que as economias recuperem até ao segundo semestre de 2021, pelo que temos esta perspetiva positiva em relação a estes setores cíclicos.
  • Perspetiva igualmente positiva para as empresas de bens de consumo, tecnologias médicas e tecnologias da informação. Têm rácios PEG atrativos face aos índices bolsistas mundiais e beneficiarão de tendências positivas ao longo das próximas décadas.
  • Ainda mantemos uma perspetiva negativa para as empresas financeiras, um setor que é negativamente afetado por taxas baixas e que está a ser atacado por muitas novas empresas fintech que gostariam de “comer” os lucros das empresas destes setor, especialmente dos bancos.
  • Também gostamos do tema das energias limpas, uma temática intersetorial que engloba empresas tecnológicas, industriais, de serviços públicos e materiais.

 

Após a boa recuperação das ações em 2019 e 2020, o foco nos setores e temas irá ajudar os investidores a atravessarem um período complicado com valorizações exigentes em muitas empresas.

 

 

 

 

 

O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. As opiniões, estratégias e instrumentos financeiros descritos neste documento, podem não ser adequados para todos os investidores. As opiniões expressas são opiniões atuais a partir da (s) data (s) que aparecem apenas neste documento.

Referências a índices de mercado ou compostos, benchmarks ou outras medidas de desempenho relativo ao mercado, durante um período de tempo específico, são fornecidas apenas como informação. A Notz Stucki não fornece nenhuma garantia e não faz qualquer tipo de representação, em relação à precisão e integridade de quaisquer dados, incluindo dados do mercado financeiro, cotações, pesquisas ou outros instrumentos financeiros referidos neste documento.

Este documento não constitui uma oferta ou solicitação a qualquer pessoa em qualquer jurisdição, em que tal oferta ou solicitação, não seja autorizada ou a qualquer pessoa a quem seja ilegal fazer tal oferta ou solicitação. Qualquer referência neste documento a valores mobiliários e emissores específicos é apenas para fins ilustrativos, e não deve ser interpretada como recomendações de compra ou venda desses valores mobiliários. As referências neste documento a fundos de investimento que não tenham sido registados na Finma, não podem ser distribuídas na ou a partir da Suíça, excepto para determinadas categorias de investidores elegíveis. Algumas das entidades do grupo Notz Stucki ou dos seus clientes, podem deter uma posição nos instrumentos financeiros de qualquer emitente aqui apresentado, ou agir como consultor de qualquer um desses emitentes.

Informações adicionais estão disponíveis mediante solicitação.

© Notz Stucki Group

Return to listing
back to
the top
Your browser is not supported. Please use another browser.